Para que serve e quando usar Colágeno

Por

Em tempos de grande interesse nutricional e estético dos indivíduos, novos compostos estão surgindo enquanto outros se consolidam nesse mercado com benefícios científicos comprovadamente eficazes.

Esse é o caso do colágeno hidrolisado, que possui diversas ações para combater o envelhecimento precoce da pele, manter a vitalidade nos processos fisiológicos e proporcionar resultados animadores aos consumidores.

Por isso, se quiser ficar por dentro de informações sobre o colágeno, não deixe de ler nosso post de hoje e descubra essas potencialidades!

Afinal, o que é o colágeno hidrolisado?

Trata-se de um composto formado por uma massa molecular reduzida proveniente da degradação enzimática dos colágenos do boi, do porco e dos peixes. Para obter essa formulação, torna-se necessário que o composto seja modificado industrialmente.

Isso porque sua forma bruta é insolúvel em água e por isso o processo de absorção no organismo é muito reduzido. A forma hidrolisada torna o composto facilmente digerível, aumenta a absorção e, consequentemente, seus efeitos clínicos.

Ressalta-se, porém, que o uso de enzimas não específicas e de menor custo durante o processo industrial pode gerar compostos menos absorvíveis e o produto final pode proporcionar redução do efeito esperado. Portanto, é fundamental optar por fabricantes idôneos e já consagrados no mercado.

Como o colágeno é absorvido pelo organismo?

Após a ingestão da quantidade recomendada de colágeno hidrolisado, esse composto é quebrado em aminoácidos livres e peptídeos. A partir disso, eles atravessarão a barreira intestinal e chegarão à circulação sistêmica para serem distribuídos pelos tecidos, em especial, a pele.

Sabe-se que o processo de absorção pode variar entre indivíduos, principalmente em relação a tipo de alimentação feita concomitantemente ao colágeno, bem como o horário de administração desse composto.

Sendo assim, os especialistas recomendam que a ingestão do colágeno hidrolisado em doses diárias de 10mg seja feita preferencialmente pela manhã, ou no período noturno. O importante é manter a ingestão periódica nos horários que facilite e adesão.

Não se recomenda o uso de colágeno hidrolisado durante as grandes refeições (almoço e janta), pois é possível que a absorção desse composto seja prejudicada pela grande quantidade de outros nutrientes ali presentes durante o processo de digestão.

Quais são os benefícios do colágeno hidrolisado?

O colágeno hidrolisado tem efeitos potencialmente benéficos para melhorar o aspecto da pele e diminuir os danos causados pela falta de elasticidade decorrente do processo de envelhecimento.

Esse suplemento alimentar, quando usado de forma rotineira e associado a uma dieta nutricionalmente potente, pode reduzir os aspectos de flacidez evidenciados em indivíduos acima dos 40 anos.

O colágeno hidrolisado também melhora a hidratação da pele, função primordial para garantir vigor e aspecto saudável, mesmo diante das exposições nocivas cotidianas como raios solares intensos, poluição do ar etc.

Outras vantagens da incorporação da suplementação de colágeno na dieta é a proteção dos danos causados nas articulações, o que pode melhorar a condição dos indivíduos que são diagnosticados com osteoporose.

O colágeno hidrolisado também fortalece os fios capilares, deixando o cabelo macio e brilhante, e as unhas, além de ajudar na perda de peso, pois sua ingestão aumenta a saciedade e evita o comportamento de alimentar-se por compulsão.

Outros estudos sugerem uma ação reguladora do trânsito intestinal e da saúde hormonal, bem como na proteção dos dentes, além de possuir uma ação hepatoprotetora nos indivíduos que consomem o colágeno hidrolisado frequente.

Existem estudos que apontam características anti-hipertensivas, enquanto outros evidenciam uma proteção contra úlcera gástrica, porém, a maioria das pesquisas ainda se concentram nos efeitos clínicos sobre a pele.

Ressalta-se que a ingestão de colágeno hidrolisado, apesar de ser um produto que pode ser adquirido sem receita médica, deve ser precedida da avaliação de um nutricionista, que determinará também outros tipos de carência, bem como a orientação para o uso seguro e racional de chás medicinais.

O colágeno hidrolisado é uma suplementação interessante para indivíduos que já estão em processo de declínios de sua produção, notadamente aqueles que já passaram dos 40 anos de idade. Isso porque a ingestão da forma hidrolisada pode melhorar o aspecto da pele, desenvolver parcialmente a elasticidade perdida com o envelhecimento e garantir uma aparência mais saudável. Além dessas recomendações, é importante manter outros hábitos alimentares corretos e a prática de exercícios físicos regularmente.

Agora que já entendeu os benefícios do colágeno, não deixe de ler também Anamnese nutricional para pacientes com doenças metabólicas!

Matéria publicada no Blog do Farmacêutico.

 

Tags dos conteúdos:

Deixe um comentário

Your email address will not be published.